Meu carrinho

Como fazer uma receita de risoto com alho poró

Não é difícil fazer receitas dignas de chef em casa. No Carone, você encontra produtos de qualidade para fazer os melhores pratos. A receita de risoto de alho poró com queijo parmesão é uma sugestão para o verão. Gostou da ideia? Continue lendo e confira o passo a passo! 

risoto-calho-poro-carone

Arroz para risoto

Para fazer uma receita de risoto é preciso utilizar um arroz especial. Entre os tipos existentes, dois são mais importantes e conhecidos: o arroz arbóreo, que contém grãos longos e retém o sabor muito bem, e o arroz carnaroli, que tem um grão médio. Além desses, no Carone vocês encontra uma variedade de opções para fazer sua receita de risoto.

Com o arroz definido, é hora de avaliar e escolher os outros ingredientes para fazer sua receita de risotode alho poró. É um prato simples, mas precisa de técnicas específicas. Confira os ingredientes necessários para o preparo da receita!

Ingrediente

1 talo de alho poró cortado em rodelas

2 colheres (sopa) de manteiga

1 cebola grande picada

4 dentes de alho triturado

2 xícaras (chá) de arroz arbóreo

½ xícara (chá) de vinho branco

1,8 litros de água + 2 tabletes de caldo de legumes ou 1,8l caldo legumes caseiro

Pimenta do reino e sal a gosto

1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado

Modo de preparo

Existem diversas formas de fazer uma receita de risoto e a mais clássica é a feita com caldo. Para essa receita, você precisa ferver água com tabletes de tempero em barra, esse será o caldo base para a receita de risoto. Enquanto a água não atinge a fervura, em outra panela refogue a manteiga com um fio de azeite. Em seguida, adicione cebola, alho, arroz, pimenta e misture. Depois, adicione vinho branco e misture até secar. Siga adicionando uma concha do caldo e mexendo aos poucos. Após 15 minutos mexendo e incluindo ocaldo, acrescente também o alho poró, a manteiga, o queijo parmesão e, se necessário, sal. Continue regando com o caldo e provando o ponto da sua receita de risoto.

risoto-camarão-carone

Dica do chef

É importante mexer a receita de risoto constantemente, o ponto ideal é quando o arroz está macio e cremoso.

Harmonização

Para harmonizar com a sua receita de risoto a dica é um bom vinho! Se não tiver segurança na combinação, aposte no rosé, ele combina com a maioria dos risotos.Gostou das dicas? Visite o Carone mais próximo e garanta seus ingredientes para fazer sua receita de risoto.