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Dicas para facilitar a leitura dos rótulos

 

Você é do tipo de pessoa que costuma ler os rótulos dos alimentos? Uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde apontou que 70% das pessoas têm esse hábito, porém, mais da metade não entende as informações ali contidas.

Para garantir uma alimentação mais equilibrada e saudável, é preciso compreender cada item, pois é lá que se encontram as informações nutricionais do alimento. Mas, como sabemos que a dificuldade existe, separamos algumas dicas para você aprender tudo sobre como ler um rótulo, confira!

 

Lista de ingredientes

 

Apesar de parecer o item mais fácil de ser analisado, vale ressaltar que a ordem dos ingredientes sempre começa por aquele que tem em maior quantidade. Por exemplo, se em um pão integral, a farinha de trigo vier em primeiro lugar, significa que a sua quantidade no pão é grande, indicando que o alimento não é tão integral assim.

 

Informação nutricional

 

A tabela, normalmente localizada na parte de trás das embalagens, parece ser um bicho de sete cabeças, mas nada mais é do que as informações nutricionais do alimento. Nela estão indicadas as calorias do produto, a quantidade de carboidratos, proteínas, gorduras, fibras, sódio e outros nutrientes opcionais, como açúcar, vitaminas e minerais. As informações são dadas com base em 1 porção do produto, que normalmente vem descrita em medidas caseiras, como 1 fatia de pão, 1 pacote, 5 bolachas ou 1 unidade.

 

%VD: o que significa?

 

Esse símbolo da porcentagem, acompanhado das siglas VD, é responsável por mostrar quanto o alimento apresenta de energia e nutrientes em relação a uma dieta de 2000 kcal por dia. Cada nutriente apresenta um valor diferente para se calcular o VD.

 

Dieta recomendada

 

A dieta padrão, recomendada para um adulto, é de 2000 calorias. Essa quantidade deve ser consumida ao longo do dia, entre as refeições, como o café da manhã, almoço, jantar e os lanches intermediários. O valor diário para cada nutriente deve ser:

 

  • Carboidratos: 300g

  • Proteínas: 75g

  • Gorduras Totais: 55g

  • Gorduras Saturadas: 22g

  • Fibra Alimentar: 25g

  • Sódio: 2000 a 2400mg

  • Açúcares: 150 g



Para mais dicas como essas, continue acompanhando o blog! Procure o Carone da Grande Vitória mais perto de você e faça suas compras lendo corretamente os rótulos dos alimentos.