Meu carrinho

Melhores vinhos para acompanhar risotos de mariscos

Muitas pessoas pensam que todos frutos do mar harmonizam bem com vinhos brancos, mas a verdade é que quando trata-se de risotos de mariscos, tudo depende. Estas receitas podem levar peixes, crustáceos, moluscos e uma série de seres marinhos consumidos por nós, então descubra qual é o vinho mais adequado para consumir com cada tipo de risoto de mariscos.

risoto-de-mariscos-e-vinho 

Lagosta

A lagosta entra no filo dos crustáceos junto do camarão. O risoto deste marisco é um prato bastante sofisticado que pede um vinho tanto quanto. Por isso aposte nos grandes vinhos brancos mais encorpados, como o Châteauneuf-du-Pape, o Greco di Tufo ou o Sémillon. Além disso, aproveite a cremosidade da lagosta para combiná-la com um delicioso Chardonnay.

Camarão

O camarão é um ingrediente bastante leve e um toque de limão siciliano pode dar ao seu risoto deste marisco, um toque superespecial. Os vinhos aromáticos, macios e de acidez moderada são uma boa pedida, como o Canepa Novísimo Chardonnay 2013 e o Vinho Português Branco Lusitano.

 risoto-de-camarao

Bacalhau

O sabor marcante deste risoto harmoniza tanto com vinhos tintos, quanto com os brancos. Para isso, o tinto deve ter pouco tanino, como o Maycas Sumaq Reserva Pinot Noir, e o branco deve ter passado por madeira, a exemplo do Calyptra Gran Reserva Sauvignon Blanc 2010.

 vinho-tinto

Lula e polvo

Na hora de harmonizar um bom vinho com um risoto de frutos do mar, com mexilhões, lulas e polvo, aposte nos brancos leves. Uma opção é o chileno Sant ema Amplus Sauvignon Branc, para uma combinação leve, refrescante e suave.

Nossa adega está cheia de opções que vão combinar perfeitamente com cada receita que você quer fazer. Saiba mais sobre como harmonizar vinhos com risotos aqui no site e passe na unidade do Carone mais próxima de sua casa para conferir todas nossas variedades!