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Cru ou cozido: você sabe a melhor forma de consumir vegetais?

Você pode extrair o melhor que os vegetais têm para oferecer cozidos ou crus. Não há uma regra válida para todos legumes e verduras. Tudo vai depender, por exemplo, da solubilidade dos composto destes vegetais, se estão ligados a outras moléculas e de sua textura. Para facilitar a sua vida e te ajudar a ter uma alimentação bem saudável, vamos falar quais as melhores formas de consumir determinados alimentos. Continue lendo!

 vegetais

Consuma cozidos

Alguns vegetais possuem sua absorção de nutrientes otimizada quando cozidos, como é o caso do espinafre. Com o cozimento, o ferro, o magnésio e o cálcio presentes no vegetal são assimilados mais facilmente. A abóbora amarela também entra neste grupo. Ela é rica em betacaroteno e consumi-la cozida com um fio de azeite facilita a absorção deste precursor da vitamina A.

Outro legume que também possui betacaroteno e deve ser temperado com um pouco de azeite extravirgem é a cenoura. Isso porque a vitamina A é lipossoúvel e, assim, é melhor absorvida quando acompanhada de boas gorduras. Apesar desta grande vantagem que a cenoura cozida oferece, é bom alternar seu consumo com o do vegetal cru, já que a vitamina C, presente nele é sensível ao calor e se deteriora com o cozimento.

 cenoura-cozida

Ricos em antioxidantes, substâncias que protegem nossas células contra o envelhecimento precoce a doenças degenerativas, os cogumelos e aspargos também têm esse elemento assimilado de melhor forma quando os vegetais estão cozidos.

Consuma crus

Outros alimentos têm seus nutrientes melhor aproveitados quando crus. Um exemplo é o alface, rico em vitamina C, que se deteriora com o cozimento e em vitaminas A e K, absorvidas mais facilmente quando combinadas com azeite. Outra folha que deve consumida desta forma é a rúcula, que contém vitaminas do complexo B e ácido fólico, importantíssimos na prevenção do envelhecimento cerebral.

 rucula

O alho e o brócolis são comumente cozidos, no entanto podem ser aproveitados pelo seu corpo da melhor forma quando crus, pois seu nutrientes são destruídos com o calor do cozimento.

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